Pesquisadores

Ana Lúcia Mandelli de Marsillac

Psicóloga, Psicanalista, Dra. Artes Visuais – História, teoria e crítica UFRGS. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do PPG em Psicologia UFSC (Área 2: Psicologia Social e Cultura, Linha 1: Estética, processos de criação e política), Professora/Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde HU/UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa: Psicanálise, Processos criativos e Interações Políticas – LAPCIP/UFSC. Integrante do GT ANPEPP: Psicanálise, política e cultura. Pesquisadora das temáticas: corpo, arte, psicanálise e saúde mental. Vinculada à projetos de extensão atrelados aos temas: saúde, psicose, psicanálise e ato criativo. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

Currículo Lattes

 

Louise Amaral Lhullier

Doutora em Psicologia pela PUC-SP. Mestre pela UFRGS. Psicóloga pela PUC-RS. Psicanalista. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, na área 2 – Práticas culturais e processos de subjetivação – e linha de pesquisa Inconsciente, sexualidade e cultura. Coordenadora no Brasil do convênio entre o Departamento de Psicologia da UFSC e o Departamento de Psicanálise da Universidade Paris VIII. Líder do grupo de pesquisa: Psicanálise, processos criativos e interações políticas; Pesquisadora do Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas – LAPCIP. Principais interesses: psicanálise, arte, sinthoma, invenção, sexuação.

Currículo Lattes

 

Fernando Aguiar Brito de Sousa

Graduação em Psicologia (1976), formação de psicólogo (1977) e mestrado em Filosofia (1990) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorado em Filosofia (1995), pós-doutorados em Filosofia (2003-2004) e em Psicologia (2011-2012), pela Université Catholique de Louvain (UCL), Bélgica. Professor titular aposentado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trabalha principalmente nas seguintes temáticas: psicanálise e universidade; a psicanálise na universidade; epistemologia e metodologia da psicanálise; interações da psicanálise; a clínica psicanalítica de Freud; método clínico.

Currículo Lattes

 

Beatriz da Fontoura Guimarães

Doutora em Psicologia, Área de Concentração: Práticas Sociais e Constituição do Sujeito (PPGP/UFSC, 2013). Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), especialização em Teoria Psicanalítica pela UNISINOS (2001) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Psicanalista, Analista Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Foi professora no Curso de Psicologia do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC (2008-2013). Pesquisadora da Rede de Pesquisa Escritas da Experiência (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Psicanálise, Processos criativos e Interações políticas (CNPq). Tem experiência e especialização na área de Psicologia Educacional e em Psicanálise. Desenvolve pesquisa em torno dos seguintes temas: psicanálise, psicanálise com crianças, saúde mental, escrita, experiência, memória, trauma, repetição e real.

Currículo Lattes

 

Lucienne Martins Borges  

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Psicologia e coordena o Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC). Doutora em Psicologia (Ph.D., Université du Québec à Trois-Rivières – Canadá), possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1991), mestrado em Estudos Literários – Université du Quebec, Canadá (1996) e mestrado em Psicologia – Université Laval, Canadá (2000). Professeur Associé na Université du Québec à Montréal (UQAM), Colaboradora do Service dAide Psychologique Spécialisée aux Immigrants et Réfugiés (Université Laval/CIUSSS-CN, Québec, Canadá). Líder do Grupo de Pesquisa "Psicologia, cultura e saúde mental". Atualmente faz parte do corpo docente da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da UFSC, na área de concentração Atenção em Urgência e Emergência. Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: Psicologia clínica intercultural, Etnopsiquiatria, migrações, refúgio e saúde mental, violência (vítimas e agressores), homicídio conjugal.

Currículo Lattes

 

Mériti de Souza

Graduação em Formação de Psicólogo pela Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984). Mestrado em Educação pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas (1989). Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Pós Doutorado em Psicologia no CES – Centro de Estudos Sociais – da Universidade de Coimbra, com bolsa da Capes (2005) e Pós Doutorado em Educação na Unesp (2012-2013). Foi professora e pesquisadora na Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de 1985 a 2005. Atualmente é professora adjunta na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Professora e Orientadora de Tese no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa Margens – modos de vida, família e relações de gênero – na UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa LAPCIP – Laboratório de Psicanálise, processos criativos e interações políticas- na UFSC. Coordenadora do GT da Anpepp – Processos de subjetivação, clínica ampliada e sofrimento psiquico – de 2009 a 2013. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental – de 2004 a 2016. Autora de livros, artigos e capítulos de livros, versando sobre temas da subjetividade, conhecimento, psicologia, psicanálise. Atua principalmente nos seguintes temas: processos de subjetivação; inconsciente; violências e sofrimento psiquico; desconstrução; pós-estruturalismo; diferenças sexuais; produção e transmissão do conhecimento.

Currículo Lattes

 

Marcela de Andrade Gomes

Professora Adjunta A, nível I, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Cursou a graduação, mestrado e doutorado em psicologia nesta mesma instituição. Realizou o doutorado sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona, por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior mantido pela CAPES. Coordena o grupo “Psicologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos”, o qual está inserido no Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política, vinculado ao Departamento de Psicologia da UFSC, onde desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão sobre os seguintes temas: violência, política, grupos, comunidade e intervenções no Sistema Único em Assistência Social.

Currículo Lattes