Seminário “Modos da Melancolia” – Sesssão XII

11/07/2023 16:53

O LAPCIP convida à tod@s para o Seminário “Modos da Melancolia” – Sesssão XII, promovido Centro de Humanidades (CHAM) da Universidade NOVA de Lisboa e pela Universidade dos Açores.

Nele a Profª Drª Ana Lúcia Mandelli de Marsillac participará com a fala “O Eu como ferida aberta: contribuições da psicanálise aos modos da melancolia”, que terá como eixo teórico o texto de Sigmund Freud: “Luto e Melancolia” (1917) e se articulará a reflexões da clínica psicanalítica em um Projeto de extensão universitário sobre o dispositivo do Acompanhamento Terapêutico.

O texto freudiano nos permite refletir sobre o luto, como mecanismo elementar da constituição do sujeito, dos processos de elaboração das perdas e de escolha de objeto, e sobre a melancolia, pensada enquanto dimensão estrutural, que demarca modos de ser e estar no mundo, tendo o Eu como ferida aberta.

O evento ocorrerá no dia 13 de julho de 2023 (essa quinta-feira) às 11:30 da manhã (horário de Brasília), na modalidade remota pela plataforma Zoom através do link https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87312538178