Estudantes

Doutorandos:

Ms. Gerusa Morgana Bloss (doutoranda PPGP/UFSC)

Psicóloga. Psicanalista. Doutoranda em Psicologia com ênfase em Psicologia Social e Cultura – Estética, Processos de Criação e Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Psicologia pela UFSC (2019). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Membro do Grupo de Pesquisa: Psicanálise, Processos criativos e Interações Políticas – LAPCIP/UFSC. Bolsista CAPES. Principais interesses em pesquisa: psicanálise; psicanálise em articulação com a arte, com a literatura e com a escrita.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0797139380235821

E-mail: gebloss@gmail.com

 

 

Ms. João Gabriel Neves de Sousa (doutorando PPGP/UFSC)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Área 2: Psicologia Social e Cultura, Linha 1: Estética, processos de criação e política) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realiza pesquisas envolvendo Psicanálise, Estética e Linguagem. Realizou trabalhos nos campos de Clínica Psicanalítica e Psicologia Social.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2358889899035359

E-mail: jgneves2@hotmail.com

 

Ms. Lucas Oliveira Alves (doutorando PPGP/UFSC)

Psicólogo. Psicanalista. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando na linha de psicanálise, política e cultura. Membro do Grupo de Pesquisa: Psicanálise, Processos criativos e Interações Políticas – LAPCIP/UFSC e do Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC)/UFSC, onde desenvolve o trabalho de escuta de refugiados na clínica intercultural. Sua pesquisa versa sobre as temáticas do trauma, arte, memória, narrativa, migrações e refúgio, norteando-se pela  psicanálise freudo-lacaniana, etnopsiquiatria e teoria crítica (sobretudo Walter Benjamin e autores benjaminianos).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7543750057822801

E-mail: lukass.oliveira@hotmail.com

 

Ms. Daniela Sevegnani Mayorca (doutoranda PPGP/UFSC)

Psicóloga (CRP 12/12348). Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – Linha de Pesquisa: Psicanálise, Política e Cultura. Mestre em Psicologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) – Área: Estudos Psicanalíticos. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Atou como psicóloga no Projeto Clínicas do Testemunho (Instituto APPOA), vinculado à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça do Brasil e no Centro de Estudos em Reparação Psíquica de Santa Catarina, conveniado ao Fundo Newton (British Council) e na Clínica da Reparação Psíquica (NEMPsiC/UFSC) para o atendimento psicológico de pessoas afetadas por graves violações de direitos humanos desde o período ditatorial à atualidade.
Organizadora do livro “Corpos que Sofrem: Como lidar com os efeitos da violência?” Editora Elefante (2018).
Atua na clínica particular com atendimento psicanalítico de jovens e adultos.  Membro do Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP/UFSC) onde desenvolve atividade de pesquisa na área da psicanálise e política no contemporâneo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2364481263581564

E-mail: ds.mayorca@gmail.com

Ms. Anelise Hauschild Mondardo (doutoranda Universidade Nova de Lisboa) 

Psicanalista (Centro de Estudos Psicanalíticos – CEPdePA/Brasil); Membro aderente da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica – APPPP/Portugal; Psicoterapeuta (Instituto Fernando Pessoa – IFP/Brasil); Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clinica (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS/Brasil); Doutoranda em Ciências da Comunicação – especialidade Comunicação e Arte – mais especificadamente em Arte, Comunicação e Psicanálise na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa/Portugal; Membro do Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas LAPCIP/UFSC). Desenvolve estudos sobre poéticas negativas na arte contemporânea e seus cruzamentos com a psicanálise.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1937625032410126

E-mail: anelisemondardo@gmail.com

Ms. Gustavo Angeli (doutorando PPGP/UFSC)

Psicólogo graduado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) na linha de pesquisa Psicanálise e Civilização, doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina na área Psicologia Social e Cultura e linha de pesquisa Processos de Subjetivação, gênero e diversidades. Atualmente é Psicólogo Clínico (Consultório particular) e docente do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Dedica-se ao estudo da psicanálise, de gênero e sexualidade, de questões relativas à saúde mental e saúde pública.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2414300192125905

E-mail: gustavooangeli@gmail.com

 

Mestrandos:

 

Jeferson Pereira Sehn (mestrando PPGP/UFSC) 

Psicanalista, Psicólogo, graduado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).  Mestrando em Psicologia com ênfase em Psicologia Social e Cultura – Estética e Processos de Criação e Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Analista praticante, palestrante, trabalha com atendimento clínico, é psicólogo voluntário desde 2016 na ONG Movimento Porta Aberta em Florianópolis-SC.  Principais interesses em pesquisa:  Psicanálise, Psicanálise em intersecção com a arte, corpo, obra e sujeito.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9822526335759651

E-mail: jefersonpsehn@gmail.com

 

Laura Christofoletti Gabriel  (mestranda PPGP/UFSC)

Psicóloga, Psicanalista em formação e Mestranda em Psicologia Social e Cultura na Universidade Federal de Santa Catarina (Bolsista CAPES). Possui graduação em Psicologia (2017) pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Tem experiência na área de Psicologia clínica, atuando na clínica psicanalítica com pessoas adultas e crianças desde 2018. Participa do Núcleo de Pesquisa e Investigação Clínica de Psicanálise com Crianças – Pandorga (Instituto Clínico de Psicanálise de Orientação Lacaniana de Santa Catarina). Membro do Grupo de Pesquisa: Psicanálise, Processos criativos e Interações Políticas – LAPCIP/UFSC. Pesquisa na Linha de Processos de subjetivação, gênero e diversidades sob a orientação da Profª Mériti de Souza. Principais áreas de interesse em pesquisa: Psicanálise com bebês e crianças, constituição subjetiva, relações de gênero na infância e brincadeiras infantis.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0660388451904679

E-mail: laurapsico95@gmail.com

 

Rosana Maria Schwerz (mestranda PPGP/UFSC)

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP – Campus Assis (2012). Coaching Psychology pela Academia do Psicologo (2016) e Especialista em Gênero e Diversidade na escola, pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2016). Colaboradora do nono plenário do Conselho Estadual de Psicologia CRP12 (2017/2019) na comissão mulheres e psicologia e comissão de comunicação.Trabalhou como estagiaria no Curso de Pedagogia semi presencial Unesp-Univesp (2011/2012). Atualmente pós graduanda em filosofia e autoconhecimento pela PUCRS e Mestranda em Psicologia Social e Cultura pela UFSC. Experiência e atuação em Psicologia Clinica. 

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/2785922569345492

E -mail: schrosana@hotmail.com

 

Vinicius da Rocha Barros (mestrando PPGP/UFSC)

Psicanalista, graduado em Psicologia (2008) pela FURB (Universidade Regional de Blumenau); pós graduação em Psicologia Clínica: Abordagem Psicanalítica (2010) pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); mestrando em Psicologia, na área de concentração Psicologia Social e Cultura com ênfase em Processos de Subjetivação, gênero e diversidade pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/7072208032680252

E-mail: viniciusrbarros@gmail.com

 

PIBIC:

Igor S.Thiago de Souza (PIBIC/UFSC)

Graduando em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CNPq no projeto de pesquisa Políticas do Corpo: Psicanálise e Arte. Integra equipe de estudantes pesquisadores no projeto de pesquisa O Corpo, o Dizer e a Forma: Interfaces da psicanálise com outros campos. Participa do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP/UFSC) como estagiário de Psicologia em Clínica no Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI/UFSC). Também integra o Projeto de Extensão “Acompanhamento Terapêutico: Clínica e Criação na Cidade” vinculado ao mesmo laboratório, sendo ambos supervisionados pela Profa. Dra. Ana Lúcia Mandelli de Marsillac, na Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Psicologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7949957067901643

E-mail: igorpsiufsc@gmail.com

 

 Laís Paganelli Chaud

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Componho o Grupo Psicanálise, Processos Criativos e Intervenções Políticas pelo Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP)/UFSC. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4522446570997046

E-mail: laispchaud27@gmail.com

 

Bolsistas de Extensão:

Patrícia Egerland (Bolsista PROEX/UFSC)

 

Graduanda em Psicologia na UFSC. Atualmente integra o Grupo de Psicanálise e Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP/UFSC). Estagiária no CAPS II, vinculado com o Projeto de Extensão “Acompanhamento Terapêutico: Clínica e Criação na Cidade”. Tem interesse nas áreas de Psicologia da Saúde e Psicologia Social, nas seguintes temáticas: psicanálise, clínica, prevenção e promoção de saúde mental, clínica, gênero e violência de Estado. 

 

Estagiários:

Amanda Christine Albuquerque Tavares 

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra o Grupo de Pesquisa no Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP), como estagiária de Psicologia em Clínica no Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI/UFSC). Também integra o Projeto de Extensão “Acompanhamento Terapêutico: Clínica e Criação na Cidade” vinculado ao mesmo laboratório, sendo ambos supervisionados pela Profa. Dra. Ana Lúcia Mandelli de Marsillac, na Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Psicologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9822714931433635

E-mail: amandacatavares@gmail.com

 

Hellen Link

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Concluiu o primeiro estágio obrigatório (2019) na ênfase de Psicologia Social no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) vinculado ao CREAS. Atualmente realiza o segundo estágio obrigatório em Psicologia Clínica no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II).  Em vínculo com o estágio e com a universidade integra o Projeto de Extensão “Acompanhamento Terapêutico: Clínica e Criação na Cidade” (AT) sob supervisão da Profa. Dra. Ana Lúcia Mandelli de Marsillac.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1851753531877100

E-mail: hellen13link@gmail.com

 

Jade Mazza Kastrup Carneiro Rehen

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra o Grupo de Pesquisa “Psicanálise, Processos criativos e Interações Políticas – LAPCIP/UFSC” como estudante pesquisadora. Tem interesse principalmente pelas áreas de Psicologia da Saúde e Psicologia Política, nas seguintes temáticas: psicanálise, arte contemporânea, corpo, violência de Estado, migrações e psicologia clínica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7959835387876360

E-mail: jadekastrup@gmail.com

 

Natália Dias Goulart

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estagiária de Psicologia Clínica com abordagem psicanalítica no Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI) e participante do Projeto de “Acompanhamento Terapêutico: clínica e criação na cidade”, ambos sob supervisão da Profa. Dra. Ana Lúcia Mandelli de Marsillac.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2195539487283541

E-mail: nataliagdias@gmail.com

 

Paulo Ricardo de Araújo Miranda

É graduando em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é membro do LAPCIP/UFSC. Participa do projeto de extensão “Acompanhamento Terapêutico: Clínica e Criação na Cidade” e é estagiário no Centro de Atenção Psicossocial Ponta do Coral, ambos orientados e supervisionados pela Profa. Dra. Ana Lúcia Mandelli de Marsillac.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6852587025321947

E-mail: paulomiranda95@gmail.com

 

Davi Guilherme Facin Pinotti

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participa do Projeto Acompanhamento Terapêutico: clínica e criação na cidade, voltado à clínica das psicoses e ao intenso sofrimento psíquico. Sob a ética da psicanálise, esse projeto movimenta o ir ao encontro, é ativo e fluido feito um rio quando perpassa entre os prédios, ruas, sarjetas e bairros 一 ou entre salas, quartos, cozinhas e quintais. As atividades são promovidas pelo Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP/UFSC) sob supervisão da Profa. Dra. Ana Lúcia Mandelli de Marsillac. Também membro estagiário do Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI/UFSC), que oferece acolhimento e psicoterapia para a comunidade interna e externa à UFSC.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3959695428841885

E-mail: davipinotti@gmail.com

 

Marcelo das Neves Filho
Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participa do grupo de pesquisa Psicanálise, Processos criativos e Interações políticas (LAPCIP/UFSC) como estudante pesquisador.
Daniella Zichtl Pichetti
Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estagiária de Psicologia no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II). Atualmente integra o Projeto de Extensão “Acompanhamento Terapêutico: Clínica e Criação na Cidade”, vinculado ao Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP) da Universidade Federal de Santa Catarina, sob supervisão da Profa. Dra. Ana Lúcia Mandelli de Marsillac.