Estudantes

Pós Doutorandas(0s)

Dr. Anderson Carlos Santos de Abreu

Graduado em Psicologia pela Anhanguera (2022) e Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade pela UFSC (2012), mestre pela UFSC (2014), doutor pela UFSC (2018), com estágio doutoral na Universidade de Coimbra/Portugal (2017/2018) e pós-doutor pela UFSC/PPGE (2019). Atualmente, está em estágio pós-doutoral, como professor colaborador, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFSC). Além disso, é psicanalista membro da Maiêutica Florianópolis – Instituição Psicanalítica

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0500724278214390

 

Doutorandas(os)

Ms. Anelise Hauschild Mondardo (doutoranda Universidade Nova de Lisboa) 

Psicanalista (Centro de Estudos Psicanalíticos – CEPdePA/Brasil); Membro aderente da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica – APPPP/Portugal; Psicoterapeuta (Instituto Fernando Pessoa – IFP/Brasil); Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clinica (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS/Brasil); Doutoranda em Ciências da Comunicação – especialidade Comunicação e Arte – mais especificadamente em Arte, Comunicação e Psicanálise na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa/Portugal; Membro do Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas LAPCIP/UFSC). Desenvolve estudos sobre poéticas negativas na arte contemporânea e seus cruzamentos com a psicanálise.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1937625032410126

E-mail: anelisemondardo@gmail.com

 

Ms. Alessandra Lima (doutoranda PPGP/UFSC)

 

Psicóloga, Psicanalista, doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa: Psicanálise, Processos criativos e Interações Políticas – LAPCIP/UFSC. Desenvolve a Tese de Doutorado intitulada “O manejo da Transferência na Psicose”

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1991027457281776

Email: alepsi.lima@gmail.com

 

Ms. Gerusa Morgana Bloss (doutoranda PPGP/UFSC)

Psicóloga. Psicanalista. Doutoranda em Psicologia com ênfase em Psicologia Social e Cultura – Estética, Processos de Criação e Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa: Psicanálise, Processos criativos e Interações Políticas – LAPCIP/UFSC. Desenvolve a Tese intitulada “Enlaces entre palavras e imagens na obra de Sophie Calle: interfaces do ato analítico e do ato criativo”, na qual busca uma articulação conceitual entre os campos da psicanálise e das artes a partir dos livros de artista Suite Vénitienne e True Stories. A dinâmica da ficção é operadora entre os enigmas que articulam o ato analítico e o ato criativo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0797139380235821

E-mail: gebloss@gmail.com

 

Ms. João Gabriel Neves de Sousa (doutorando PPGP/UFSC)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Área 2: Psicologia Social e Cultura, Linha 1: Estética, processos de criação e política) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realiza pesquisas envolvendo Psicanálise, Estética e Linguagem. Realizou trabalhos nos campos de Clínica Psicanalítica e Psicologia Social.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2358889899035359

E-mail: jgneves2@hotmail.com

 

Ms. Lucas Oliveira Alves (doutorando PPGP/UFSC)

Psicólogo. Psicanalista. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando na linha de psicanálise, política e cultura. Membro do Grupo de Pesquisa: Psicanálise, Processos criativos e Interações Políticas – LAPCIP/UFSC e do Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC)/UFSC, onde desenvolve o trabalho de escuta de refugiados na clínica intercultural. Sua pesquisa versa sobre as temáticas do trauma, arte, memória, narrativa, migrações e refúgio, norteando-se pela  psicanálise freudo-lacaniana, etnopsiquiatria e teoria crítica (sobretudo Walter Benjamin e autores benjaminianos). Elabora Tese sobre o fazer artístico de imigrantes congoleses: elaborações do traumático, cultura e memória.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7543750057822801

E-mail: lukass.oliveira@hotmail.com

 

Ms. Patrícia S. A. Justo da Silva Werner (doutoranda PPGP/UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Graduada e mestra em psicologia também pela UFSC na linha de pesquisa “Saúde e Contextos de Desenvolvimento Psicológico”, com a pesquisa “Autismo: posição política da psicanálise lacaniana”. Psicanalista, fez formação em psicanálise freudo-lacaniana na Maiêutica Florianópolis Instituição de Psicanálise. Membro do Laboratório de Pesquisa “Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas”  (LAPCIP/UFSC). Membro da Rede-bebê – núcleo Criciúma-, interessa-se pela psicanálise com crianças e pelos cruzamentos da psicanálise com o campo das artes.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1924918176683959

E-mail: patriciasajs@gmail.com

 

 

Mestrandas(os)

Andressa Dahmer Colbalchini

Psicóloga, mestranda em Psicologia pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) na linha de Psicanálise, Política e Cultura. Membro do Grupo de Pesquisa: Psicanálise, Processos criativos e Interações Políticas – LAPCIP/UFSC. Tem interesse em pesquisas que articulem psicanálise e processos estéticos, em especial a arte contemporânea e cinema.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3668974587744413

 

Monique Cristina Henares Batista
Psicóloga, mestranda no programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Membro do Grupo de Pesquisa: Psicanálise, Processos criativos e Interações Políticas – LAPCIP/UFSC. Participa do grupo de extensão Acompanhamento Terapêutico: clínica e criação na cidade. Desenvolve pesquisa sobre Psicanálise, Praticas em Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica, e Políticas Públicas.
E-mail: moniquehenares@gmail.com

Amanda Nogara Marcon (mestranda PPGP/UFSC)

Psicóloga e Acompanhante Terapêutica. Mestranda no programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – Linha de Pesquisa: Psicanálise, Política e Cultura. Especialista em Psicologia Clínica: Abordagem Psicanalítica, pela PUCPR (2018). Membro do Grupo de Pesquisa: Psicanálise, Processos criativos e Interações Políticas – LAPCIP/UFSC. Realiza pesquisas envolvendo Psicanálise, feminino e literatura. Experiência como psicóloga social, clínica psicanalítica e clínica das psicoses.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9027555437208555

E-mail: amnmarcon@gmail.com

Beatris Cristina Badia


A proposta do projeto de pesquisa em andamento, tem como fio condutor a articulação da experiência de trabalho como psicóloga e psicanalista em um serviço de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua (PSR) inserido no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em Florianópolis, e algumas questões suscitadas durante essa trajetória. Desse modo, o projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da escuta psicanalítica para o trabalho com casos de psicose de sujeitos em situação de rua. Utiliza-se do método psicanalítico, parte dos princípios da clínica e expande-se ao contexto sócio-cultural. Nesse sentido, pauta-se na transferência com o tema, na escuta flutuante e no destaque de alguns significantes: psicose, população em situação de rua e psicanálise. Para isso, serão realizadas entrevistas com psicólogos que trabalham com essa população em diferentes estados e orientam-se pela perspectiva da psicanálise.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3580550121723675

 

 

PIBIC

Flavia Gizzi

Estudante de graduação do curso de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CNPq PIBIC, do projeto “O Corpo, o Dizer e a Forma na Contemporaneidade: interfaces da psicanálise com outros campos” no Laboratório de Psicanálise Processos criativos e Interações Políticas – LAPCIP/UFSC, pesquisando sobre o suicídio em psicanálise

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2209848367359187

E-mail: flaviagizzi1@gmail.com

 

Isadora Luiza Bérgamo Ortolan

Estudante de graduação do curso de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi bolsista PIBIC BIPI e segue como voluntária PIBIC no projeto “O Corpo, o Dizer e a Forma na Contemporaneidade: interfaces da psicanálise com outros campos” no Laboratório de Psicanálise Processos criativos e Interações Políticas (LAPCIP/UFSC), pesquisando sobre literatura, feminino e corpo em psicanálise.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4315359466323107

 

Jennifer Elizabeth Vieira

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina; Atuação na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); Tem interesse na abordagem psicanalíticas em na interface com a Saúde Mental, Políticas Públicas e Processos Comunitários. Bolsista de Iniciação Científica CNPq pelo Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1976692180890758

 

Extensionistas

Vitor de Sena Moraes
Bolsista Acompanhamento Terapêutico, participa das supervisões do núcleo, fazendo atas e aprendendo com as discussões tecidas sobre as pesquisas do LAPCIP e sobre os casos atendidos pelo Acompanhamento Terapêutico (AT). Além disso, atua nos bastidores do projeto de extensão do AT para ampliar a sua divulgação científica e sua produção acadêmica.
Laís Regina Schmitz
Bolsista Acompanhamento Terapêutico, participa das supervisões do núcleo, fazendo atas e aprendendo com as discussões tecidas sobre as pesquisas do LAPCIP e sobre os casos atendidos pelo Acompanhamento Terapêutico (AT). Além disso, atua nos bastidores do projeto de extensão do AT para ampliar a sua divulgação científica e sua produção acadêmica.