Pesquisadoras(es)

Coordenadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Mandelli de Marsillac

Psicóloga, Psicanalista, Pós-doutora Universidade Nova de Lisboa (UNL), Dra. Artes Visuais – História, teoria e crítica UFRGS. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do PPG em Psicologia UFSC (Área 2 – Psicologia Social e Cultura, Linha 4: Psicanálise, Política e Cultura), Líder do Grupo de Pesquisa: Psicanálise, Processos criativos e Interações Políticas – LAPCIP/UFSC. Integrante do GT ANPEPP: Psicanálise, política e cultura. Membro do Observatório em Estudos Visuais e Arqueologia dos Media/UNL. Pesquisadora das temáticas: corpo, arte, psicanálise e saúde mental. Vinculada à projetos de extensão atrelados aos temas: corpo, psicose, psicanálise e ato criativo. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1033385402409022

E-mail: 2206ana@gmail.com

 

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Lucienne Martins Borges (PPGP/UFSC & ULaval/Canadá), 

Professora da École de travail social et de criminologie da Université Laval (Québec, Canadá) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante da equipe de pesquisa ÉDIQ – Équipe de recherche en partenariat sur la diversité culturelle et l’immigration dans la région de Québec (Canadá) e colaboradora do Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC/UFSC). Doutora em Psicologia (Ph.D., Université du Québec à Trois-Rivières – Canadá), possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1991), mestrado em Estudos Literários – Université du Quebec, Canadá (1996) e mestrado em Psicologia – Université Laval, Canadá (2000). Co-fundadora do Service d’Aide Psychologique Spécialisée aux Immigrants et Réfugiés (Université Laval/CIUSSS-CN, Québec, Canadá). Líder do Grupo de Pesquisa “Psicologia, cultura e saúde mental”. Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: Psicologia clínica intercultural, Etnopsiquiatria, migrações, refúgio e saúde mental. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3388192539897247

E-mail: lucienne.borges@ufsc.br

 

Profa. Dra. Marcela Andrade Gomes (UFSC)

Psicóloga, psicanalista, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Cursou Mestrado e Doutorado em Psicologia Social no Programa de Pós-Graduação dessa mesma universidade. Professora Adjunta I na UFSC. Líder do grupo de pesquisa (CNPQ) “Psicologia, cultura e saúde mental”, onde atua nas seguintes linhas de pesquisa: “Psicanálise, políticas públicas e direitos humanos” e “Migrações, processos psicológicos e saúde mental”. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão nos seguintes temas: violências e vulnerabilidades psicossociais; SUAS (PAEFI e medidas socioeducativas); migrações; pessoas em situação de rua. Membro do LAPCIP. Coordenadora do projeto de extensão “Ateliê da Palavra”, uma perceria entre o LAPCIP e NEMPSIC. 

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/9403831041686917

E-mail: marceladeandradegomes@gmail.com

 

Profa. Dra. Mériti de Souza (PPGP/UFSC) 

Graduação em Formação de Psicólogo pela Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984). Mestrado em Educação pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas (1989). Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Pós Doutorado em Psicologia no CES – Centro de Estudos Sociais – da Universidade de Coimbra, com bolsa da Capes (2005). Pós Doutorado em Educação na Unesp (2012-2013). Foi professora e pesquisadora na Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Unesp – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – de 1985 a 2005. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina -, exercendo atividades de ensino e pesquisa. Membro do Grupo de Pesquisa Margens – modos de vida, família e relações de gênero – na UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa LAPCIP – Laboratório de Psicanálise, processos criativos e interações políticas – na UFSC. Coordenadora do GT da Anpepp – Processos de subjetivação, clinica ampliada e sofrimento psíquico – de 2009 a 2013. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental – de 2004 a 2016. Diretora do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da Unesp de Assis – de 1999 a 2005. Tem experiência na área de psicologia, epistemologia, psicanálise, educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de subjetivação, inconsciente, diferença; violências e sofrimento psiquico; produção e transmissão do conhecimento: modernidade e pós-estruturalismo; pesquisa e metodologia em psicologia. psicanálise e educação. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0216702647343326

E-mail: meritisouza@yahoo.com.br

 

Prof. Dr. Jeferson Rodrigues (UFSC)

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL (2023). Especialização em Atenção Psicossocial pela UDESC (2003). Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em enfermagem UFSC com ênfase em saúde mental. Formação em Psicanálise pela Maiêutica Fpolis (2017). Trabalhou em dois CAPS do tipo II. Assessor Parlamentar na ALESC (2011). Professor Associado II do Departamento de Psicologia da UFSC. Militante do movimento antimanicomial e reforma psiquiátrica. Ex Membro da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde (CISM/CNS). Membro pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP). Principais temas: crise e urgência subjetiva; comportamento suicida; reforma psiquiátrica e movimento antimanicomial; saúde mental e psicanálise.

 

Profa. Dra. Louise Amaral Lhullier (UFSC, EBP) 

Doutora em Psicologia pela PUC-SP. Mestre pela UFRGS. Psicóloga pela PUC-RS. Psicanalista. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, na área 2 – Práticas culturais e processos de subjetivação – e linha de pesquisa Inconsciente, sexualidade e cultura. Coordenadora no Brasil do convênio entre o Departamento de Psicologia da UFSC e o Departamento de Psicanálise da Universidade Paris VIII. Líder do grupo de pesquisa: Psicanálise, processos criativos e interações políticas; Pesquisadora do Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas – LAPCIP. Principais interesses: psicanálise, arte, sinthoma, invenção, sexuação. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7132935948100796

E-mail: louiselhullier@gmail.com

 

Colaboradoras Externas:

Profa. Dra. Heloisa Helena Marcon (APPOA) 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP (2018). Bolsista de Doutorado-sanduíche na Université Paris 7 – Paris Diderot, CAPES – Proc. nº BEX0403/15-6 (2016-2017). Realizou Residência Interdisciplinar em Saúde (RIS GHC-MS), na Ênfase Saúde Mental (2006). Atuou como psicóloga no CAPS II do GHC, sendo Preceptora da Residência Integrada em Saúde, assim como no Hospital Cristo Redentor (2009-2012). É Psicanalista. Coordenadora e professora do curso de Pós Graduação em Psicanálise: sujeito e laço social do Hospital Santa Catarina de Blumenau. Pesquisadora do LAPCIP/UFSC. Tem experiência na área de Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, saúde mental, laço social e subjetividade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6790987083609024

E-mail: heloisamarcon@yahoo.com.br

 

Profa. Dra. Beatriz da Fontoura Guimarães (APPOA)

Psicanalista, Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA. Pós-doutorado pelo PPGP/UFSC (2020). Doutora em Psicologia, Área de Concentração: Práticas Sociais e Constituição do Sujeito (PPGP/UFSC, 2013). Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), especialização em Teoria Psicanalítica pela UNISINOS (2001), mestrado (2007) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professora no Curso de Psicologia do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC (2008-2013 e 2020). Pesquisadora da Rede de Pesquisa Escritas da Experiência (CNPq) e do Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas – LAPCIP/UFSC (CNPq). Coorganizadora e supervisora clínica do Projeto de Pesquisa e Extensão em Acompanhamento Terapêutico do Departamento de Psicologia/UFSC. Tem experiência e especialização na área de Psicologia Educacional e em Psicanálise. Desenvolve pesquisa em torno dos seguintes temas: psicanálise, acompanhamento terapêutico (A.T.), saúde mental, psicose, escrita, experiência, memória, trauma e real.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0780996880685453

E-mail: bfguimaraes@hotmail.com

 

Profa. Dra. Mariana De Bastiani Lange (APPOA)


Psicóloga, psicanalista. Realizou estágio pós-doutoral em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (2019-2020), pesquisando sobre as políticas da escrita . Mestre (2008) e doutora (2013) em Literatura pela UFSC. Possui graduação em Psicologia (2004) – Formação de Psicólogo, Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atua na clínica psicanalítica, adulto e infantil, desde 2004. Coordena Oficinas de Escrita desde 2006. Pesquisa os temas: psicanálise, escrita, topologia, dispositivos clínico-políticos e cultura. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e da Gestão Estudantil Universitária Integrar (GESTUS). Autora do livro “Professar a/à memória: fabulações, endereçamentos” e organizadora do livro “Publicar um escrito: passagens moebianas entre casa rua e universidade.”

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7662979297875925

E-mail: mariana.lange@yahoo.com.br

 

Ms. Flávia de Toledo Oliveira Lucas (APPOA)

 

Psicóloga clínica, Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Fernando Pessoa, UFP/Portugal, com co-orientação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS/BRA, cuja dissertação intitulou-se: “Fantasma e Fantasia: Operadores Clínicos para a Investigação Psicanalítica no Desenho Infantil”. Pesquisadora, do Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas LAPCIP/UFSC, Brasil. Pós-graduada a nível de Especialização em Problemas do Desenvolvimento na Infância e Adolescência pelo Centro Lydia Coriat e Faculdade Dom Alberto, CLC/BRA, cujo trabalho versou sobre “Um caso clínico de psicose não-decidida na infância, lido através do desenho”. Experiência clínica psicanalítica em atendimentos desde 2003, contemplo um profundo interesse nas temáticas que abrangem a arte, o desenho, o corpo, tomando-os enquanto ampla superfície de inscrição.  Co-organizadora do I Seminário Clínico e Interdisciplinar: Arte, Saúde e Criatividade, juntamente com a Prof. Drª Ana Lúcia Marsillac e a Prof. Drª Marta Matos, realizado na UFP/Porto, em 2019. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA-BRA).

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/6388933946969629

E-mail: flaviadetoledo@gmail.com

Colaboradoras Estrangeiras:

Profa. Dra. Maria Margarida Abreu de Figueiredo Medeiros. Concluiu doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa em 2010.  (UNL/Portugal)

É Professora Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa. Publicou 6 artigos em revistas especializadas, possui 14 capítulos de livros e 10 livros publicados. Possui 95 itens de produção técnica. Participou em 1 evento no estrangeiro e 9 em Portugal. Orientou 4 teses de doutoramento e co-orientou 2, orientou 26 dissertações de mestrado e co-orientou 6 nas áreas de Outras Humanidades, Ciências da Comunicação e Artes. Atua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação e Humanidades com ênfase em Artes. Nas suas atividades profissionais interagiu com 24 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: fotografia, Cultura, cultura visual, história da fotografia, identidade, imagem, memória, realismo, crítica e automatismo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1336608860526006

E-mail: medeiros.margarida@gmail.com

 

Profa. Dra. Marta Braga de Matos Dias da Costa (UFP/Portugal)

Psicóloga clínica, doutorada em psicologia clínica, é professor auxiliar de Psicopatologia na Universidade Fernando Pessoa, Porto/Portugal, e exerce atividade clínica de consulta psicológica e psicoterapia no Hospital-escola de Gondomar pertencente à Universidade. Membro integrante, desde Julho 2020, do Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP/UFSC), da Coordenação da Prof. Doutora Ana Lúcia Mandelli de Marsillac. Ao longo da formação académica, realizou graduação de 5 anos em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP, 1990); Mestrado em Psicologia Clínica (DEA Psychologie Clinique, Sujet et Société) pela Université Paris 7- Denis Diderot (1993); Doutoramento em Psicologia Clínica na Université Paris 7- Diderot (2000); e Pós-doutorado em Psicopatologia e Psicanálise (2008-2010) no Centre d’Etudes en Psychopathologie et Psychanalyse da Université Paris 7- Denis Diderot, CEPP – sob a Direção do Prof. Jacques André. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF, S.Paulo), fundada pelo Prof. Doutor Manoel Berlinck e desde 2016 coordenada pelo Prof. Doutor Sérgio Franco. Membro desde 2010. Membro do Centro de investigação CEPESE (Centro de Estudos em População, Economia e Sociedade) da Univ. do Porto, Portugal). Membro desde 2007. Co-organização do I Seminário Clínico e Interdisciplinar Arte, Saúde e Criatividade, em colaboração com a Prof. Doutora Ana Lúcia Marsillac e a Drª FLávia Toledo de Oliveira, na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, a 25/09/2019.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5146210843832485

E-mail: mmatos@ufp.edu.pt