Das Origens da Psicanálise: Grupo de Estudo Bilíngue Sobre as Atas da Sociedade Psicanálitica de Viena
Se reuniam em certas noites em meu
apartamento, discutiam a partir de
certas ciências […], procuravam se orientar
na estranha nova área de pesquisa […]
Assim começa a psicanálise […]
Freud, Janeiro de 1902.
Vienna, Austria
Convidamos aos interessados a participarem do projeto de trabalho “Das origens da psicanálise: grupo de estudos bilíngue (português/alemão) sobre as Atas da Sociedade Psicanalítica de Viena”, o qual traz em seu escopo uma parceria importante de trabalho entre o Freud Museu, em Vienna (por conta do acolhimento da pesquisa junto ao acervo), o Programa de pós-graduação em Psicologia e o Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas – LAPCIP , ambos da UFSC, e o coletivo de psicanálise Travessias, de Florianópolis.
A proposta deste grupo de estudo consiste em retomar os conceitos da psicanálise inicialmente debatidos pela primeira e segunda geração de psicanalistas, bem como resgatar na história da psicanálise sua atividade política enquanto movimento que debatia sua teoria relacionando-as às
questões sociais. Retomar os conceitos discutidos pela primeira e segunda geração de psicanalistas — como a sexualidade, a repressão, o narcisismo e a psicologia das massas — implica revisitar as discussões que problematizavam as tensões entre o indivíduo e a sociedade. Nas atas, são frequentes os debates sobre as implicações sociais da repressão sexual, das normas culturais, da guerra e das transformações políticas de um mundo em crise. Esses tópicos não apenas ampliam o escopo da psicanálise num viés da práxis clínica, mas também a posicionam como um movimento que constantemente refletia sobre seu papel no contexto político e social de sua época.
Os encontros que acontecerão mensalmente, terão início no dia 05 de dezembro, serão no formato on- line (remoto) e em língua portuguesa e alemã. A dinâmica dos encontros compreenderá na leitura em alemão e português das atas, seguido por um debate e apreciação do texto e na elaboração de um registro do encontro. O responsável pelo registro será decidido na própria reunião. A ideia é que possamos organizar os encontros tal e qual eram organizados pela Sociedade Psicanalítica de Viena. Além disso, planeja-se que o registro dos encontros possam ser compilados para publicação futura.
Nos trabalhos de tradução e interlocução com as atas, contaremos com o acompanhamento do Dr. Alberto Heller. Sua trajetória acadêmica e profissional está alicerçada nas ciências humanas e na interdisciplinaridade; especialmente nas áreas de letras e música. É membro da Academia Catarinense de Letras e Artes, tendo trilhado o seu percurso de graduação e pós-graduação em Música, na universidade Musikhochschule ‘Franz Liszt’ Weimar – Alemanha e doutorado em Literatura.
Coordenação
Prof. Dr. Anderson Carlos Santos de Abreu
Profa. Dra. Ana Lúcia Mandelli de Marsillac
O que: “Das origens da psicanálise: grupo de estudos bilíngue (português/alemão) sobre as Atas da Sociedade Psicanalítica de Viena”.
Quando: encontros mensais, com início para a data de 05/12
Onde: atividade remota
Informações pelos e-mails: andesoncabreu@gmail.com, lapcip.ppgp@gmail.com ou ana.marsillac@ufsc.br